DTM

Disfunção Temporomandibular

A DTM é a disfunção da articulação temporo mandibular que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados, é a articulação que liga o maxilar ao crânio.

Não dá para negar que os incômodos da DTM (disfunção temporomandibular) são intensos. Só quem tem essa desordem sabe como as dores de cabeça e na musculatura orofacial,  zumbido nos ouvidos e tantos outros sintomas são incômodos.

Tratamentos tradicionais com a bolsa térmica aliviam a dor, complementando com o  agulhamento seco (Dry Needling) e utilização de placas de mordida, podem ser utilizados para a disfunção na ATM.

Tratamento

A parte positiva é que o Sistema Myobrace® pode ser utilizado no tratamento da disfunção na ATM.

Criado na Austrália e já aplicado em mais de 100 países pelo mundo, incluindo o Brasil, o Sistema Myobrace® é uma ferramenta da Odontologia Miofuncional que pode ajudar no tratamento da DTM, bem como na terapia de Síndromes Respiratórias do Sono e na intervenção contra maloclusões. Ele é eficaz porque atua diretamente na causa da Disfunção da ATM, em vez de focar somente nos incômodos da DTM.

A DTM (ou Disfunção Temporomandibular) é o nome dado a Desordens que atingem a ATM (Articulação temporomandibular). Ao todo, nós temos duas ATMs em nossa cabeça, uma de cada lado do rosto, unindo a mandíbula com o restante do crânio. A função dessa articulação é justamente permitir os movimentos da boca.

Um ponto importante para compreender o que é ATM e DTM é entender que a Disfunção Temporomandibular pode se apresentar de várias formas e, principalmente, com várias causas.

É por isso que existem tantos sintomas de Disfunção Temporomandibular: são muitas situações diferentes que podem acontecer com a ATM, com diversas causas também.

Assim, convencionou-se classificar as DTMs em dois grupos:

• DTM muscular: afeta os músculos que interagem com a ATM;
  • DTM articular: afeta os ossos e discos articulares da ATM.

O que causa DTM?

Quais são as causas para essas disfunções? São muitas. A mais comum, no entanto, é a presença de maus hábitos miofuncionais que causam desgaste nos ossos e discos articulares da ATM (DTM articular) ou hipertrofia nos músculos que interagem com a ATM (DTM muscular).

Um hábito miofuncional é uma ação que envolve a funcionalidade muscular repetida constantemente. O termo “miofuncional” vem justamente da junção de “Myos” (“músculo”, em grego) e “Functional” (“Funcional”, em inglês).

Quando cultivamos maus hábitos miofuncionais, colocamos a nossa musculatura para repetir ações que trabalham os músculos de forma inadequada e isso tem consequências específicas em nosso organismo.

Um exemplo é a deglutição atípica (o ato de engolir usando os músculos de forma inadequada). Essa não é a única forma de deglutição atípica que existe, mas muitas pessoas usam inconscientemente o músculo mentoniano (músculo que fica no nosso queixo) para fazer “força” ao engolir.

Esse músculo acaba forçando a mandíbula para trás, o que desgasta a ATM. Imagine, agora, fazer esse movimento de 2.400 a 2.600 vezes por dia (que é a quantidade de vezes que engolimos saliva diariamente). É claro que os discos articulares terão problemas.

Além da deglutição atípica, existem outras possíveis causas da DTM. Por exemplo:

• Bruxismo (o ranger dos dentes força a musculatura orofacial, o que pode causar hipertrofia);
  • Apertamento dentário (hábito de apertar os dentes da arcada inferior usando os dentes da arcada superior);
  • Traumas na mandíbula (causadas por quedas, choques ou acidentes);
  • Doenças inflamatórias (sinovite, por exemplo) ou degenerativas (artrose, artrite).

O que é a Odontologia Miofuncional?

A Odontologia Miofuncional é uma nova filosofia de tratamento focada na reeducação de maus hábitos miofuncionais e no desenvolvimento adequado da musculatura orofacial do paciente.

Basicamente, a Odontologia Miofuncional compreende que o funcionamento inadequado dos músculos pode causar diversos problemas e desordens no organismo, como os Distúrbios Respiratórios do Sono (Apneia, Ronco, Bruxismo) e Maloclusões, além da DTM.

Portanto, seu foco é atuar na origem desses problemas: os maus hábitos miofuncionais. Ao retirá-los da equação, a causa das desordens desaparece e os pacientes podem viver com mais saúde e qualidade de vida.

Como o Sistema Myobrace® ajuda no tratamento da DTM?

Myobrace® é uma das maiores empresas de Odontologia Miofuncional do planeta. Sendo um braço da Myofunctional Research Co. (uma empresa australiana líder em pesquisa e desenvolvimento miofuncional), a Myobrace® está na vanguarda dos tratamentos usando técnicas miofuncionais.

O Sistema Myobrace® conta com diversos aparelhos exercícios indicados para diferentes casos, pacientes e desordens a serem tratadas. Dessa forma, o sistema pode auxiliar a reeducar os maus hábitos das pessoas e trazer mais qualidade de vida.

Em relação à DTM, o Sistema Myobrace® conta com aparelhos que são usados no diagnóstico da disfunção em poucos minutos de uso (sim: em questão de minutos, o aparelho ajuda a identificar se o paciente tem DTM ou não).

Além disso, também conta com aparelhos e exercícios miofuncionais que, quando usados em conjunto, promovem a reeducação dos maus hábitos que causam a disfunção — desde que essa seja a origem do problema na ATM.

Normalmente, o paciente que usa o Sistema Myobrace® precisa utilizar o aparelho por aproximadamente 1 hora por dia, além das 8 horas de sono, durante a noite. Ele também deve executar os exercícios miofuncionais recomendados pelo profissional especializado que o atendeu, pois eles são fundamentais para a reeducação do mau hábito.

Pronto! Agora que você viu como o Sistema Myobrace® se diferencia de outros tratamentos para Disfunção Temporomandibular, já pode procurá-lo como uma opção para aliviar os incômodos da DTM no seu dia a dia.

MY.jpg
Myobrace_Logo