Pediatria

Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças, desde o nascimento até a adolescência. 

Dentistas pediátricos promovem a saúde bucal das crianças. É recomendado pela Academia Americana de Odontopediatria (AAPD) e pela Academia Americana de Pediatria (AAP) que uma visita ao dentista deve ocorrer dentro de seis meses do primeiro aniversário da criança. A AAPD disse que é importante estabelecer um relacionamento abrangente e acessível entre o dentista e o paciente - referindo-se ao "lar dental" desse paciente.

 

Atuar na prevenção de problemas bucais é um dos objetivos da odontopediatria. Com o acompanhamento de um especialista, os pais são conscientizados desde o início de como proceder com os cuidados de higiene oral, dieta, entre outras coisas.

 

1 - Com que idade a criança pode começar a frequentar o odontopediatra?

O recomendado é que o acompanhamento feito por um odontopediatra se inicie ainda na barriga da mãe, no pré-natal odontológico. Isso porque, após o nascimento, alguns neonatos são encaminhados com dias de vida para avaliação do frênulo lingual que pode interferir na amamentação.

Orientar os pais sobre bicos artificiais, cuidados pré-eruptivos e o que utilizar ou não para minimizar os desconfortos relacionados à erupção de dentes, também faz parte da odontopediatria. Vale lembrar que o odontopediatra é capacitado para atender pacientes até os 18 anos de idade.

 

2 - Crianças com dente de leite podem usar aparelho?

Muitos pais acreditam que o uso de aparelhos só é recomendado a partir da adolescência, mas os tratamentos ortopédicos costumam ser realizados a partir dos 6 anos, quando a criança ainda tem muitos dentes de leite na boca. Tais tratamentos visam trabalhar não só os dentes, mas as bases esqueléticas (maxila e mandíbula), facilitando muito os tratamentos de ortodontia corretiva quando necessários na dentição permanente. Isto é, apesar desse tratamento também ser feito com o uso de aparelhos, ele não deve ser confundido com a ortodontia propriamente dita, especialidade odontológica que visa a correção de problemas na arcada dentária.

 

3 - Chupar dedo pode afetar a arcada dentária da criança?

O hábito de chupar o dedo é muito comum entre as crianças, mas é preciso ter certo cuidado com isso. Tanto a chupeta quanto o chupar dos dedos podem acarretar em uma má oclusão chamada de mordida aberta anterior. Clinicamente, esse quadro é caracterizado pelo fato da criança sorrir e os dentes da frente não se "encostarem". Quando isso acontece, é bem provável que a criança precise passar por um tratamento ortodôntico no futuro.

 

4  - A partir de que idade a criança pode usar creme dental com flúor?

O creme dental com flúor pode ser usado desde o nascimento do primeiro dente na boca da criança. A quantidade para os bebês deve ser de 1 grão de arroz cru de pasta com pelo menos 1000 ppm de flúor. As pastas de dente infantis normalmente tem um gostinho bastante agradável para o paladar dos pequenos, mas a transição para o creme dental “adulto” já pode ser feita a partir dos 6 anos de idade.

 

CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS